Conhecendo alguns métodos terapêuticos do Ayurveda


     Este material pretende descrever algumas técnicas próprias do Ayurveda, suas indicações e os resultados esperados. Deste modo você poderá se familiarizar com este milenar método de cura indiano, o qual poderá trazer muitos benefícios para sua saúde e bem estar. Contudo, sua indicação e aplicação deve ser precedido de uma avaliação, a qual indicará o tratamentos mais adequadas para você.

SHIRODHARA:

     Da raiz sânscrita Shiro (cabeça) e Dhara (fluxo contínuo), como resultado temos uma das mais profundas e relaxantes terapias da Medicina Ayurvédica. Esta terapia consiste em deixar cair um fluxo contínuo de óleo, ou outra substância terapêutica como o leite, sobre o Ajna Chakra (ponto entre as sobrancelhas, também conhecido como terceiro olho). A aplicação desta terapia pode variar entre 30 a 50 minutos,  proporcionando uma sensação de relaxamento profundo.

     O Shirodhara  "limpa a mente" ao liberar emoções profundamente enraizadas, aumenta a concentração, melhora a memória, atenua a ansiedade ao re-encaminhar os doshas para seus assentos de origem, proporcionando o equilíbrio dos mesmos. É uma técnica que revitaliza corpo e mente, o equilíbrio que o Shirodhara proporciona nos move em direção a nossa natureza primordial, fazendo com que nossa espiritualidade seja incorporada ao nosso dia a dia. Assim, todo o sistema é revitalizado, e rejuvenescemos por consequência.
     O Shirodhara sempre é antecedido por uma sessão de Ahbyanga ou oleação corporal.

Indicações: problemas de natureza psicológica, aumenta a concentração, doenças do sistema nervoso, paralisias em geral, tremores, insônias, doenças psiquiátricas, manias, epilepsia, doenças psicossomáticas, diabete, úlceras, hipertensão, psoríase, doenças por distúrbios sexuais, fibromialgia, enxaqueca, pode ser associado ao tratamento de anemias e colite, pré-terapia Panchakarma, tratamento de beleza da pele e do cabelo, rugas, acne. Como Pós Terapia para quimio e radioterapias. No auxílio ao tratamento de AIDS e como Rasayana (rejuvenescimento).
Tempo aproximado de toda aplicação: aproximamente 1:40h.

SWEDANA:

     Também conhecida como Sauna Ayurvédica, a aplicação ocorre através de vapor medicado ou através do uso da aromaterapia. Uma sauna a vapor com ervas é administrada usando-se ervas especiais específicas para o desequilíbrio da pessoa em tratamento.
     O objetivo central da Swedana é melhorar o AGNI ("fogo digestivo" responsável pela metabolização dos alimentos e de nossas experiências de vida) e eliminar AMA (toxina). A secreção de toxinas através da pele ajuda a diminuir o acúmulo de AMA; o que, consequentemente, melhora a condição de AGNI, equilibrando  várias funções físicas e/ou mentais. 

Algumas situações que usamos a Swedana no Tratamento Ayurvédico:
-eliminação de toxinas em processos de desintoxicação  de KAPHA e VATA ;
-letargias, cansaço generalizado e sensação de peso em geral;
-sintomas VATA: insônia, dores em geral (tensão muscular, reumatismo, etc); ansiedade e stress;
- problemas como rinites, bronquites, sinusites e asmas;
-tratamento estéticos corporais (redução de medidas, celulite e gordura localizada);
A Swedana sempre é antecedido por uma sessão de Ahbyanga ou oleação corporal, nunca utilizada isoladamente.
Tempo aproximado de toda aplicação: aproximamente 1:20h.

GARSHANA:
     A GARSHANA, como todos os tratamentos ayurvédicos, age não apenas em nível físico mas também energético. Ela é um procedimento utilizado em tratamentos de sobrepeso (KAPHA), para se mobilizar o tecido adiposo, bem como para estimular os canais energéticos que levam a energia para as extremidades dos membros (inferiores e superiores).

     Além de trabalhar níveis profundos dos tecidos, a Garshana pode ser utilizada para tratamentos estéticos locais, bem como para a realização de um peeling, além do tratamento da obesidade e celulite. Assim ela tem como resultado a tonificação de tecidos, a desintoxicação e a redução de medidas. Além destes benefícios, as pessoas costumam sentir um estado de relaxamento profundo através da desintoxicação e do destencionamento muscular, que geram um sensação de leveza e vitalidade.
     O método da Garshana constitui inicialmente em uma oleação corporal, a qual precede o uso de ervas, pastas, sal e/ou cânfora; cuja aplicação no corpo é realizada com luvas de seda. O procedimento é encerrado com um sauna de aproximadamente 10 minutos.
Tempo aproximado de toda aplicação: aproximamente 2h.


UDWARTNA:

     A Udwartna é considerada uma modalidade de massagem dentro dos princípios terapêuticos da Ayurveda. Caracterizada pela associação da Abhyanga associada à utilização do pó de alguma erva (definida respeitando-se as particulariedades do indivíduo).
     A massagem traz excelentes resultados nos casos de:
- Excesso de kapha;


- Gordura localizada;
- Obesidade;
- Celulite;
- Pessoas kapha com problemas kapha;

- edema, retenção de líquidos;
- letargia

O pó estimulará o tecido adiposo e a circulação local, movimentando a energia kapha estagnada. De acordo com os princípios metodológicos do Ayurveda, oposto reduz oposto e semelhante aumenta semelhante; sendo assim, além  da função terapêutica específica da planta, com a aplicação da Udwartna podemos observar claramente este princípio nos componentes da massagem. O pó é seco, leve, áspero e adstringente, perfeitos para o biotipo Kapha que apresenta características pesada, pegajosa, úmida e suave.
     Não tão intensa quanto a Garshana, a Udwartana também tem ação tonificante e desintoxicante, reduz medidas, agem sobre a celulite e a flacidez.
Tempo aproximado de toda aplicação: aproximamente 1h.

2 comentários:

  1. Parabéns pela apresentação do trabalho e a síntese da informação. Deixa bem clara o tratamento que precisamos.

    Margarida

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha sido útil pra você, meu objetivo com o Ayurveda e com o blog é este! ;-)

    ResponderExcluir