Cabelos ressecados? Com aspecto de "palha"? Como estão teus intestinos?

Cabelos X Intestinos: fazendo um diagnóstico ayurvédico


     Eu decidi abordar o tema sobre a qualidade dos fios de cabelo após observar muitas mulheres com cabelos extremamente quebradiços e ressecados; me impressionou o fato de serem mulheres com bons cortes de cabelos, tinturas, tratamentos para alisamento & afins. Contudo, percebi que apesar de todo o cuidado que os cabelos recebiam, o aspecto destes eram sem vida.
     Do ponto de vista do Ayurveda nosso cabelo e nossa pele nos dão uma boa ideia da condição de nossos doshas (VATA/PITTA/KAPHA) e seus possíveis desequilíbrios. Observando a condição destes cabelos eu perguntaria: como estão seus intestinos? Salvo raras exceções, certamente estas mulheres têm problemas de constipação, ou seja, seus intestinos não estão funcionando diariamente (o que para o Ayurveda é considerado "normal"). Cabelos e peles (aspecto "pele de elefante")  ressecados, somados à intestinos constipados, são sinais de que o dosha VATA está em desequilíbrio. Outros sintomas já podem estar se manifestando, tais como: insônia e/ou dificuldades para dormir, dores na ciática, ansiedade, artrites, reumatismo, celulite, problemas com queda de cabelo, entre outros. É importante ressaltar aqui que, quando entramos na menopausa (considerado pelo Ayurveda como uma "fase VATA da vida") a tendência é que todos os sintomas se agravem, em decorrência disto aparecem problemas mais graves, como, por exemplo, a osteoporose.
     No caso dos sintomas VATA (alguns descritos acima) o melhor tratamento é o uso de óleos; o óleo tem uma propriedade de aterramento (fleugma, pesado, denso), estas propriedades "assentam" as características de VATA (leve, seco e frio). A estas propriedades que caracterizam o óleo soma-se as propriedades específicas do óleo utilizado, que no caso de sintomas VATA  o óleo mais indicado é o óleo de Gergelim.
     O uso do óleo, nos casos citados, poderá ser feito através de massagem Abhyanga, aplicação Shirodhara, oleação corporal, auto massagem, massagens nos pés. A aplicação destas técnicas diminuirão o agravamento VATA (físico e mental). Outra opção é o tratamento capilar com óleo.
     Isto mesmo, aplicação de óleo no couro cabeludo; e tem mais, se você tem cabelos oleosos este não ficará mais oleoso, ao contrário, o próprio óleo (adequado) tratará do excesso de óleo do couro cabeludo. O tratamento nutre da raiz para a ponta do fio, e não apenas o fio, o resultado é um embelezamento do fio, fortalecimento da raiz e bem estar mental também. Os óleos indicados pelo ayurveda devem ser prensados à frio, de preferência orgânicos, acrescidos de essências aromáticas (também prensadas à frio); dentre as variedades disponíveis, o terapeuta ayurvédico indicará o adequado para as condições específicas de cada pessoa.
      Alguns salões do centro do país já utilizam esta técnica nas madeixas de muitas artistas famosas, o que garante hidratação, brilho e volume a seus cabelos.
     Mas se você deseja um bem estar além daquele proporcionado pela satisfação com seus cabelos experimente os tratamentos que visam equilibrar o VATA de seu corpo e de sua mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário