ALERGIAS, RINITES, SINUSITES & afins...



JALA NETI e seus benefícios

     Jal Neti, Jala Neti, Neti Kriya, estas são todas denominações de uma técnica de limpeza das vias respiratórias superiores, a qual faz parte das práticas das Seis Ações de Purificação - também chamadas de Shat Karmas. Esta técnica consiste, basicamente, em lavar as narinas com água morna (100ml) e sal (1/2 tampa de caneta Bic) utilizando como apoio um instrumento chamado lota. Após a aplicação da técnica sugere-se que se pingue 1 ou 2 gotas de óleo (gergelim ou cálamo) ou de ghee (manteiga clarificada) em cada narina para a nutrição do canal.OBS: pessoas com problemas de sangramento nasal não devem realizar a técnica sem acompanhamento profissional. 
     Introduzir este hábito em nossa rotina diária de higienização após acordarmos não leva mais de 5 minutos; contudo, o resultado de sua prática é o controle de alergias (inclusive a “febre do feno”), tratamento de rinites e sinusites, dores de cabeça e enxaquecas, descongestionamento dos seios da face, diminuição da frequência de resfriados. A prática do Jala Neti auxilia em caso de doenças pulmonares, tais como: asma, pneumonia, bronquite e tuberculose. Essa prática também traz tranquilidade e tem ação calmante sobre o cérebro. Esta prática é bastante indicada para pessoas que moram em locais com altos índices de poluição, agindo como um tratamento preventivo de crises alérgicas e outros sintomas aqui citados.


                                                           Lota
                                                            
    
     Jala Neti Kriya estimula e massageia o sistema nervoso simpático e parassimpático, conhecido na terminologia do Yoga como canais energéticos (ou Nadis), Ida e Pingala. Ida e Pingala controlam o aquecimento e arrefecimento do corpo, agindo como um termostato interno. Este termostato regula a temperatura e os níveis de energia no sistema nervoso, ou seja, ele atua quando a energia não está sendo canalizada adequadamente, quando há excesso ou falta de energia , assim como após o aparecimento de doenças. Jala Neti Kriya ajuda a manter a boa saúde através do desbloqueio e equilíbrio destes dois canais de energia no nosso corpo físico.  Esses dois Nadis serpenteiam em volta do Nadi central, Sushumna, cruzando-o quatro vezes, na altura do segundo, terceiro, quarto e quinto chakras (nas localizações tradicionais dos chakras segundo a Yoga). O Sushumna é o Nadi mais importante do corpo, localizado no centro da coluna vertebral. Os seis chakras são ligados a esse Nadi, que termina no topo da cabeça, ou seja, no Sahasrapadma Chakra – que não é um chakra do mesmo modo que os outros seis chakras.


                  Nesta imagem você poderá visulizar os chakras, Ida e Pingala e também Sushumna
        
         São esses os três Nadis principais, que controlam todos os demais Nadis do nosso corpo. O Sushumna dá a energia básica (Prana) ao corpo inteiro e usa os chakras para distribuir essa energia aos vários órgãos e glândulas endócrinas num nível sutil. É auxiliado nesse trabalho pelos Nadis solar e lunar, respectivamente Pingala e Ida. Os textos de Yoga afirmam que existem 72.000 Nadis no corpo. Eles constituem uma rede extremamente fina de canais sutis que se espalham por todo o corpo etérico (corpo de Prana, invólucro prânico – pranamayakosha – ou corpo energético). Todas as doenças têm início a partir do congestionamento, de bloqueios ou restrições ao funcionamento do sistema de Nadis


                                    Representação dos 72.000 Nadis em nosso corpo



   Estes dois Nadis estão também diretamente ligados ao cérebro, afetando, assim, o nosso modo de pensar, perceber, experimentar e sentir. Os canais energéticos influenciam as emoções, como nos casos de preocupação e excitação, e estão na raiz da maioria dos nossos problemas emocionais quando seu estado for de desequilíbrio ou houver um bloqueio. Então, quando você pratica o relaxamento dos dois sistemas nervosos, com o passar do tempo você pode ser capaz de transformar positivamente sua saúde tanto mental como física. Todos os métodos yogues, como o pranayama e os ásanas, trabalham com esses três Nadis principais; já no Ayurveda a Abhyanga e a técnica da Marmaterapia são as principais práticas de tratamento dos Nadis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário