AYURVEDA - Parte II

Como funciona o tratamento ayurvédico?
    

     Primeiramente é feito uma anamnese completa na pessoa que deseja iniciar um tratamento ayurvédico; esta anamnese é constituída de uma longa entrevista, avaliação da língua, do pulso e de aspectos físicos e mentais em geral. O objetivo principal desta anamnese é identificar as características e qualidades (doshas) em desequilíbrio (Vikriti). Também é possível que se faça uma consulta astrológica no mapa natal se, durante a anamnese, o terapeuta ayurvédico perceber que possam haver condições kármicas envolvidas no desequilíbrio avaliado, esta possibilidade pode ser confirmada na consulta ao mapa. Detectar aspectos não favoráveis à saúde, através da astrologia, contribui, e muito, nas ações a serem encaminhadas para um melhor aproveitamento das terapias ayurvédicas.  A partir deste primeiro contato através da anamnese, é feito uma orientação de adequação do estilo de vida da pessoa, que no Ayurveda chamamos de DYNACHARIA.  
    
      Segundo o Ayurveda, o dosha em desequilíbrio é fruto de uma rotina de hábitos inadequados, para a pessoa, ou em excesso. Então é montado um tratamento ayurvédico com o objetivo de reequilibrar esta pessoa, e orientá-la no sentido de lhe ensinar uma rotina adequada a sua  Pakriti, bem como um tratamento de desintoxicação do dosha, ou dos doshas em desiquilíbrio. O tratamento é constituído de orientação alimentar (AHAR) adequada para desintoxicar o dosha em excesso, orientação de atividade física adequada, rotina de higiene, hábitos de sono adequados, sexualidade, bem como a aplicação de técnicas próprias do Ayurveda, tais como: massagens, swedanas, bastis, abhyangas, etc (outros artigos já publicados no blog); assim como: Churnas, Lepas, Ghrita, Lehya, ou xaropes ayurvédicos.
    Sendo uma terapia individualizada, também podem ser indicado:  herbologia, terapias com florais, meditação, cura prânica, entre outras técnicas; tudo de acordo com as necessidades da pessoa. Quero ressaltar aqui que o tratamento ayurvédico é montado de forma personalizada, a partir de cada anamnese.

         É importate ressaltar que o Ayurveda é muito mais um estilo de vida, onde aprendemos a equilibrar nossas debilidades e manifestar nosso potencial; sendo assim, a pessoa que leva o Ayurveda para sua vida tende a manifestar sua natureza primordial, mais equilibrada e em Paz.
Tashi Delek

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário