Consulta ayurvédica: você não necessariamente é como você está!



Quem está trilhando o caminho do autoconhecimento, procurando responder questões como: quem sou eu? Ou, o que estou fazendo aqui? E, principalmente, porque vivencio repetidamente experiências em minha vida? Ou mesmo, porque estou doente (física ou psicologicamente)? Para aqueles que estão procurando respostas às experiências de suas vidas, uma anamnese fundamentada nos princípios do Ayurveda pode ser um bom começo.

Para o AYURVEDA, saúde significa uma existência plena para a realização do Ser, e não apenas a inexistência de doenças em um nível físico e/ou emocional (mental). Saúde e Felicidade são palavras quase que sinônimas para o Ayurveda; uma vez que os transtornos físicos do corpo têm origem em ações inadequadas da mente, sobretudo as ações que envolvem as emoções, e também em ações inadequadas com corpo, que normalmente envolvem a alimentação, o sono, a sexualidade e atividades físicas (inexistência, inadequada e/ou excessiva), etc. Além destes aspectos "tangíveis", a espiritualidade (que aqui podem ser traduzida por ações éticas e moralmente corretas) também é um aspecto extremamente relevante para a construção do bem estar. Ou seja, para que você possa viver uma vida plena, gozando de bem estar físico e mental, longevidade e com qualidade é preciso atitudes adequadas com o corpo, com a mente e com o espírito.

Partindo desta lógica a anamnese ayurvédica é o primeiro passo na direção em compreender o caminho que você trilhou, desde o seu nascimento, que o trouxe a esta condição momentânea. O que comumente falamos no Ayurveda é que “você não necessariamente é como você está”, o que você é no momento é fruto dos hábitos adotados ao longo da sua vida, os quais podem não estar adequados a você, nem permitindo a manifestação de todo o seu potencial. Esta anamnese é constituída de uma longa entrevista, onde se busca perceber os padrões de desequilíbrio desde a infância (se estes existiram), bem como a caminhada da pessoa na busca pela realização de seus objetivos de vida. Como subsídio também se verifica as condições da língua, do pulso e de aspectos físicos e mentais em geral. O objetivo principal desta anamnese é identificar as características e qualidades (doshas) em desequilíbrio (Vikriti). Também é possível que se faça uma consulta astrológica no mapa natal se, durante a anamnese, o terapeuta ayurvédico perceber que possam haver condições kármicas envolvidas no desequilíbrio avaliado, esta possibilidade pode ser confirmada na consulta do mapa. Detectar aspectos não favoráveis à saúde, através da astrologia, contribui, e muito, nas ações a serem encaminhadas para um melhor aproveitamento das terapias ayurvédicas. A partir desta anamnese é feito uma orientação de adequação do estilo de vida da pessoa.

A lógica aqui é que o dosha em desequilíbrio é fruto de uma rotina de hábitos inadequados para a pessoa, ou em excesso. Então é montado um tratamento com objetivo de reequilibrar esta pessoa e orientá-la no sentido de lhe ensinar uma rotina adequada para sua Pakriti, bem como um tratamento de desintoxicação. O tratamento é constituído de orientação alimentar adequada para desintoxicar o dosha em excesso, orientação de atividade física adequada, rotina de higiene, hábitos de sono adequados, sexualidade, bem como a aplicação de técnicas próprias do Ayurveda, tais como: massagens, swedanas, bastis, abhyangas, etc.

Sendo uma terapia individualizada, também podem ser indicado: fitoterápicos (churnas), terapias com florais, homeopatias, meditação, cura prânica, entre outras técnicas; tudo de acordo com as necessidades da pessoa. Quero ressaltar aqui que o tratamento ayurvédico é montado de forma personalizada, a partir de cada anamnese.


Nenhum comentário:

Postar um comentário