E por falar em alergias...  
     
      Optei por fazer este texto após ler muitos materiais na internet, inclusive no Face, com "receitinhas" para curar alergias respiratórias, da coceirinha no nariz até casos mais complexos como a asma, são dicas e mais dicas infalíveis de "cura" das alergias. Li muitas destas dicas e algumas delas até que ajudam no momento da crise (destaco aqui a dica de tomar chá de erva doce na crise de rinite alérgica); contudo, elas são como baldes d´água em um incêndio na floresta, seus resultados são efêmeros e superficiais.
    Para o Ayurveda as causas deste quadro clínico tem origens mais complexas, cujo diagnóstico inicia com a pergunta: como está o funcionando do seu intestino?
Isso mesmo, para o Ayurveda a chamadas alergias tem como causa inicial o mau funcionamento dos intestinos, ou seja CONSTIPAÇÃO; e é preciso que destaquemos aqui que o NORMAL é evacuarmos 1 (uma) vez ao dia, sendo o ideal duas (2) vezes ao dia. A não eliminação diária das fezes está relacionada ao agravamento do "dosha" VATA, que ao "transbordar" (sair de seu local de origem, que é o cólon) começa a causar uma série de transtornos no organismos, como por exemplo, as ALERGIAS.
     A questão das alergias respiratórias estão intimamente ligadas ao mau funcionamento do aparelho digestivo como um todo, desde o estômago até o cólon; todo o processo foi comprometido; pode aparecer sintomas coadjuvantes como arrotos, azia, refluxo, distensão abdominal, gases e a constipação em sim. Neste quadro o processo de absorção de nutrientes é falho e insuficiente, levando a uma queda na imunidade da pessoa, e esta passa a ficar suscetível à resfriados, gripes e pneumonia.
     Se não tratado, o quadro tende a se agravar e evoluir para uma, ou mais, das seguintes condições clínicas: insônia, ansiedade, síndrome do pânico, ovários policísticos, síndrome do intestino irritável, intolerância a lactose e glúten, dermatites variadas, entre outras. O tratamento para agravamento do "dosha" VATA inclui oleação e massagens, exercícios leves, meditação, e uma rotina alimentar bastante disciplinada.
    No Ayuverda temos uma regra básica de boa saúde: dormir bem, respirar bem e eliminação das fezes diariamente; caso uma dessas condições não esteja funcionando adequadamente... procure um terapeuta ayurvédico!



  "Tudo o que importa é ter um bom coração" 


                                                      Chagdud Rinpoche          

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário